RCont - Parte I

Description

Concursos Públicos Estatuto do BM e RCont Flashcards on RCont - Parte I, created by Darcy Ribeiro on 08/08/2021.
Darcy Ribeiro
Flashcards by Darcy Ribeiro, updated more than 1 year ago
Darcy Ribeiro
Created by Darcy Ribeiro about 4 years ago
16
0

Resource summary

Question Answer
elementos essenciais da continência individual I - atitude - postura marcial e comportamento respeitoso; II - gesto - conjunto de movimento do corpo, com ou sem armas; III - duração - o tempo durante o qual o militar assume a atitude e executa o gesto.
Regras da continência - mais moderno parado e superior deslocando-se - posição de sentido, frente voltada para a direção perpendicular à do deslocamento do superior; - a continência é feita quando o superior atinge a distância de três passos do mais moderno e desfeita um passo após ultrapassá-lo.
Regras da continência - mais moderno deslocando-se e superior parado, ou deslocando-se em sentido contrário em passo normal, o mais moderno mantém o passo e a direção do deslocamento; se em acelerado ou correndo, toma o passo normal; a continência é feita a três passos do superior, ao passar por este, o mais moderno volta a olhar em frente e desfaz a continência;
Regras da continência - mais moderno e superior deslocando-se em direções convergentes - o mais moderno dá precedência de passagem ao superior e faz a continência sem tomar a posição de sentido;
Regras da continência - mais moderno, deslocando-se, alcança e ultrapassa o superior que se desloca no mesmo sentido - o mais moderno, ao chegar ao lado do superior, faz-lhe a continência e o encara com vivo movimento de cabeça; após três passos, volta a olhar em frente e desfaz a continência;
Regras da continência - mais moderno deslocando-se, é alcançado e ultrapassado por superior que se desloca no mesmo sentido - o mais moderno, ao ser alcançado pelo superior, faz-lhe a continência, desfazendo-a depois que o superior tiver se afastado um passo;
Regras da continência - em igualdade de posto ou graduação - a continência é feita no momento em que os militares passam um pelo outro ou se defrontam.
Continência do militar isolado armado de espada desembainhada - toma a posição de sentido e em seguida perfila a espada; - aos símbolos e autoridades mencionadas nos incisos I a VIII e XII do Art. 15 e a oficiais-generais, abate a espada.
Continência do militar isolado com fuzil, metralhadora ou similar (SE ESTIVER SE DESLOCANDO) - “Ombro Arma”, à passagem do superior hierárquico; - faz alto, volta-se para a tropa e “Ombro Arma”; - a arma a tiracolo ou em bandoleira, toma a posição de sentido.
Continência do militar isolado com fuzil, metralhadora ou similar (SE ESTIVER PARADO) - “Apresentar Arma” aos símbolos, autoridades e oficiais-generais ; - "Ombro Arma" para os demais militares e passagem da tropa formada; - posição de sentido - com a arma a tiracolo ou em bandoleira.
Atitudes com relação ao Hino Nacional Todo militar faz alto para a continência à Bandeira Nacional, ao Hino Nacional e ao Presidente da República.
Atitudes com relação ao Hino Nacional (EM CERIMÔNIA RELIGIOSA) o militar participante da cerimônia não faz a continência individual, permanecendo em atitude de respeito.
Atitudes com relação ao Hino Nacional (QUANDO O HINO FOR CANTADO) a tropa ou militar presente não faz a continência, nem durante a sua introdução, permanecendo na posição de “Sentido” até o final de sua execução.
Atitudes com relação ao Hino Nacional (COMO SE POSICIONAR) o militar volta-se para a direção de onde vem a música. - se tocado em cerimônia à Bandeira ou ao Presidente da República, o militar volta-se para a Bandeira ou para o Presidente. - se tocado em cerimônia militar ou cívica, realizada em ambiente fechado, o militar volta-se para o principal local da cerimônia e faz a continência
Continência do militar em veículo (exceto bicicleta, motocicleta e similares) - veículo em parado (sentados, condutor e passageiro fazem a continência); - veículo em movimento (só passageiro faz a continência); - em cerimônia da bandeira ou execução do hino em OBM, condutor e passageiro saltam do veículo e fazem continência.
Continência nos deslocamentos de elementos transportados por viaturas Só o Comandante e o Chefe de cada viatura fazem a continência individual. Os militares transportados tomam postura correta e imóvel enquanto durar a continência do Chefe da viatura.
Continência do militar isolado (tropa em deslocamento e militar parado) a) a pé - volta-se para a tropa, faz “Sentido” e permanece durante a passagem da tropa; faz continência individual para a Bandeira e, se mais antigo do que o Cmt da tropa, corresponde à continência, caso contrário, faz a continência b) em viatura estacionada - desembarca e procede como acima
Continência do militar isolado (tropa em deslocamento e militar em movimento) - se mais antigo, para e retribui a continência que recebe; caso contrário, pára, e faz a continência individual ao Comandante.
para o cumprimento à Bandeira Nacional (quando não for cerimônia) o militar a pé para e faz a continência individual; se no interior de veículo, faz a continência individual sem desembarcar;
tropa em forma e parada, e militar em movimento - se mais antigo retribui a continência que lhe é prestada; - Se mais moderno presta continência; - para apenas para a cumprimento à Bandeira Nacional;
Casos em que o militar fardado descobre-se e é dispensado da obrigatoriedade da prestação da continência - reuniões sociais; - nos funerais; - nos cultos religiosos; - ao entrar em templos; - ou participar de atos em que este procedimento seja pertinente.
"Tropa" a reunião de dois ou mais militares devidamente comandados.
Apresentação do militar - Distância de um aperto de mão; faz "sentido" e continência; - Graduação; NOME GUERRA; unidade (ou função se na própria unidade); - desfaz a continência; - diz o motivo da apresentação; - aguarda em "sentido" (até o comando de "descansar" ou "à vontade")
Continência entre tropas está relacionada à situação de conduzirem, ou não, a Bandeira Nacional o ao grau hierárquico dos respectivos comandantes.
Continência da tropa mecanizada, motorizada ou blindada (PESSOAL EMBARCADO) Comandante e os oficiais que exercem comando levantam-se e fazem a continência; se não for possível fazem a continência na posição em que se encontram; os demais oficiais fazem, sentados, a continência individual, e as praças conservam-se sentadas, olhando à frente, sem prestar continência.
Continência da tropa mecanizada, motorizada ou blindada (PESSOAL DESEMBARCADO) procede da mesma maneira como na tropa a pé firme, formando à frente das viaturas.
Continência da tropa mecanizada, motorizada ou blindada (PESSOAL EMBARCADO E MOTORES DESLIGADOS) - Comandante desembarca para prestar a continência; - os demais oficiais fazem, sentados, a continência individual, e as praças conservam-se sentadas, olhando à frente, sem prestar continência.
Desfile É a passagem da tropa diante da Bandeira Nacional ou da maior autoridade presente a uma cerimônia a fim de lhe prestar homenagem.
Show full summary Hide full summary

Similar