RCont - Parte II

Description

Concursos Públicos Estatuto do BM e RCont Flashcards on RCont - Parte II, created by Darcy Ribeiro on 08/13/2021.
Darcy Ribeiro
Flashcards by Darcy Ribeiro, updated more than 1 year ago
Darcy Ribeiro
Created by Darcy Ribeiro about 4 years ago
6
0

Resource summary

Question Answer
Honras Militares (conceito) são homenagens coletivas que se tributam aos militares das Forças Armadas, de acordo com sua hierarquia, e às altas autoridades civis
Honras Militares I - Honras de Recepção e Despedida; II - Comissão de Cumprimentos e de Pêsames; III - Preito da Tropa.
Das Honras de Recepção e Despedida as honras prestadas às autoridades definidas no Art. 100, ao chegarem ou saírem de navio ou outra organização militar, e por ocasião de visitas e inspeções.
Comissões de Cumprimentos são constituídas por Oficiais de uma Organização Militar com o objetivo de testemunhar pública deferência às autoridades
Cumprimentos são apresentações nos dias da Pátria, do Marinheiro, do Soldado e do Aviador, como também na posse de autoridades civis e militares.
Comissões de Pêsames são constituídas para acompanhar os restos mortais de militares da ativa, da reserva ou reformados e demonstrar publicamente o sentimento de pesar que a todos envolve.
Preito da Tropa são Honras Militares, de grande realce, prestadas diretamente pela tropa e exteriorizadas por meio de: I - Honras de Gala (guarda de honra, escolta de honra e salvas de gala); II - Honras Fúnebres.
Honras de Gala são homenagens, prestadas diretamente pela tropa, a uma alta autoridade civil ou militar, de acordo com a sua hierarquia. Consistem de: I - Guarda de Honra; II - Escolta de Honra; III - Salvas de Gala.
Guarda de Honra é a tropa armada, especialmente postada para prestar homenagem às autoridades referidas no Art. 110 do RCont.
Escolta de Honra é a tropa a cavalo ou motorizada, em princípio constituída de um Esquadrão (Companhia), e no mínimo de um Pelotão, destinada a acompanhar as autoridades referidas no Art. 110 do RCont.
Escolta a cavalo (ou motocicleta) Comandante da Escolta se coloca junto a porta direita da viatura, que é precedida por dois batedores, enquadrada lateralmente por duas filas, uma de cada lado da viatura, com cinco cavaleiros cada, e seguida do restante da tropa em coluna por três ou por dois.
Escolta motorizada Três viaturas leves antecedem o Carro, indo o Comandante da Escolta na primeira delas, sendo seguido das demais
Salvas de Gala são descargas, executadas por peças de artilharia, a intervalos regulares, destinadas a complementar, as Honras de Gala; são executadas no período compreendido entre as oito horas e a hora da arriação da Bandeira.
Honras Fúnebres são homenagens póstumas prestadas diretamente pela tropa aos despojos mortais de uma alta autoridade ou de um militar da ativa, de acordo com a posição hierárquica que ocupava. (I - Guarda Fúnebre; II - Escolta Fúnebre; III - Salvas Fúnebres)
As Honras Fúnebres (direito) a) do Presidente da República; b) dos Ministros Militares; c) dos Militares das Forças Armadas. Excepcionalmente aos Chefes de Missão Diplomática estrangeira falecidos no Brasil
Honras Fúnebres não são prestadas I - quando o extinto com direito às homenagens as houver dispensado em vida ou quando essa dispensa parte da própria família. II - nos dias de Festa Nacional; III - no caso de perturbação da ordem pública; IV - quando a tropa estiver de prontidão; e V - quando a comunicação do falecimento chegar tardiamente.
Guarda Fúnebre é a tropa armada especialmente postada para render honras aos despojos mortais de militares da ativa e de altas autoridades civis.
Guarda da Câmara Ardente formada por Aspirantes da Marinha e Cadetes do Exército e da Aeronáutica, os quais constituem, para cada Escola, um posto de sentinela dupla junto à urna funerária
Escolta Fúnebre é a tropa destinada ao acompanhamento dos despojos mortais do Presidente da República, de altas autoridades militares e de oficiais das Forças Armadas falecidos quando no serviço ativo.
Salvas Fúnebres são executadas por peças de artilharia, a intervalos regulares de trinta segundos, destinadas a complementar, nos casos específicos, as Honras Fúnebres
Cerimonial Militar tem por objetivo dar a maior solenidade possível a determinados atos na vida militar ou nacional, cuja alta significação convêm ser ressaltada.
Bandeira nacional (horários) - pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite; - normalmente às 08:00 horas e a arriação às 18:00 horas ou ao pôr-do-sol; - dia 19 de novembro (Dia da Bandeira) será hasteada em ato solene às 12:00h; - se permanecer hasteada à noite, deve ser iluminada.
Bandeira nacional (Nas Organizações Militares que não mantenham serviço ininterrupto) arriada conforme o estabelecido no parágrafo 1º (às 08:00 horas e a arriação às 18:00 horas ou ao pôr-do-sol) ou ao se encerrar o expediente, o que primeiro ocorrer.
Bandeira nacional (luto) - dias de Luto Nacional e no dia de Finados, é mantida a meio mastro; - símbolos e insígnias de Comando permanecem também a meio mastro; - as Bandas de Música permanecem em silêncio; - laço crepe preto se transportada por tropa.
dia 19 de novembro - ‘’Culto à Bandeira” (cerimonial) I - hasteada em ato solene às 12:00 horas; II - canto do Hino à Bandeira e, se for o caso, incineração de Bandeiras; III - desfile em continência à Bandeira Nacional.
cerimonial da incineração de Bandeiras I - depositadas as Bandeiras numa pira ou receptáculo de metal, próximo ao mastro; II - ler a Ordem do Dia alusiva à data; III - praça (em princípio a mais antiga) ateia fogo às Bandeiras; IV - canto do Hino à Bandeira (tropa na posição de “Sentido”).
Cinzas das bandeiras incineradas no dia da Bandeira As cinzas são depositadas em caixa e enterradas em local apropriado, no interior das respectivas Organizações Militares ou lançadas ao mar.
Hasteamento da Bandeira ("grandes datas") - 7 de setembro - Independência do Brasil; - 15 de novembro - Proclamação da República;
Hasteamento da Bandeira ("feriados") - 1º de janeiro - Fraternidade Universal; - 21 de abril - Inconfidência Mineira; - 1º de maio - Dia do Trabalhador; - 12 de outubro - Padroeira do Brasil; - 25 de dezembro - Dia de Natal;
Hasteamento da Bandeira ("datas festivas I") - 21 de fevereiro - Tomada de Monte Castelo; - 19 de abril - Dia do Exército Brasileiro; - 22 de abril - Dia da Aviação de Caça; - 08 de maio - Vitória na 2º Guerra Mundial; - 11 de junho - Batalha Naval do Riachuelo;
Hasteamento da Bandeira ("datas festivas II") - 25 de agosto - Dia do Soldado; - 23 de outubro - Dia do Aviador; - 19 de novembro - Dia da Bandeira; - 13 de dezembro - Dia do Marinheiro; - 16 de dezembro - Dia do Reservista; - Aniversário da Organização Militar.
Incorporação da Bandeira é o ato solene do recebimento da Bandeira pela tropa
Show full summary Hide full summary

Similar