CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Description

Escrevente DIREITO PENAL Flashcards on CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO, created by Ana Clara Spiess Duarte on 24/11/2024.
Ana Clara Spiess Duarte
Flashcards by Ana Clara Spiess Duarte, updated 8 months ago
Ana Clara Spiess Duarte
Created by Ana Clara Spiess Duarte 11 months ago
4
0

Resource summary

Question Answer
O que é munus público? Quem exerce encargos públicos definidos por lei, como o curador, tutor, administrador judicial e depositário judicial.
No que consiste o crime de "Peculato Próprio" (Art. 312, caput)? Quais são as suas duas modalidades? 1) Apropriar ou desviar algum bem móvel, público ou particular, em função de seu cargo público 2) Peculato apropriação e peculato desvio
O crime "Peculato Próprio" é material ou formal? Ele é um crime material.
O que seria o crime "Peculato Impróprio"? Não tem a posse de determinado bem público, mas tem facilidade de subtraí-lo, devido a sua função.
Pode um particular cometer o crime de Peculato? Sim, desde que concorra com um funcionário público.
Existe o crime "Peculato de uso" (se apropria de um bem, mas depois devolve para a Administração Pública) ? Sim, mas apenas para prefeitos ou quando se trata de bens fungíveis
O que seria o crime "Peculato Culposo"? Funcionário público concorre culposamente para o crime de um terceiro (por exemplo, o policial que deixa a porta do carro aberta e este é furtado)
Quando extingue a punibilidade do crime "Peculato culposo"? O funcionário público repara o dano antes do trânsito em julgado.
Quando há redução de pena no crime "Peculato Culposo"? O funcionário público repara o dano depois o trânsito em julgado.
O que seria o crime "Peculato mediante erro de outrem"? O funcionário público recebe, de boa fé, um bem, que não deveria ter recebido, e continua com ele.
O crime "Peculato mediante erro de outrem" é um crime funcional próprio ou impróprio? Crime funcional impróprio --> apropriação de coisa havida por erro
O depositário judicial que vende os bens em seu poder comete peculato? Não, ele tem munus público.
1) No que consiste o crime "Inserção de dados falsos em sistema de informação" (art. 313-A)? 2) É um crime material ou formal? 1) Funcionário público autorizado insere, altera ou exclui dados corretos, a fim de obter vantagem própria ou causar dano; 2) Crime formal - se consuma independente da vantagem obtida ou do dano causado
Qual é a diferença entre o crime "Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações" e "Inserção de dados falsos em sistema de informações"? No primeiro o agente não é autorizado e também não tem o objetivo de obter vantagem indevida ou causar dano.
Quando se aumenta a pena no crime de "Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações"? Quando o agente acaba causando dano à Administração Pública.
1) O crime "Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento" é um crime principal ou subsidiário (art. 314)? 2) O que significa cada um dos seus verbos? 1) É um crime subsidiário; 2) Extraviar = perder; sonegar = ocultar; inutilizar = destruir
O que é o crime "Emprego irregular de veras ou rendas públicas" (art. 315)? Desvio de dinheito em prol da Administração Pública.
O que é o crime de concussão (art. 316)? Exigir vantagem indevida, valendo-se de seu cargo.
Há constrangimento no crime de concussão? Sim.
Sempre que há concussão, há corrupção ativa pelo particular? Não, mesmo que o particular tenha cedido à intimidação feita pelo funcionário público.
O que seria o crime de "Excesso de exação"? Tal crime é uma qualificadora de qual tipificação? 1) O funcionário público exige tributo indevido ou de forma vexatória, em prol da Administração Pública; 2) É a qualificadora da Concussão (art. 316, §1º)
Qual é a qualificadora (art. 316, §2º) do "Excesso de exação"? Quando o agente cobra o tributo indevido e utiliza em proveito próprio ou alheio.
Qual é a diferença entre a concussão e a corrupção passiva? Na corrupção passiva (receber, aceitar ou solicitar), não há constrangimento.
Quais são os verbos do crime "corrupção passiva"? Qualifique-os em crime formal e material. Receber - crime material Aceitar - crime formal Solicitar - crime formal
A corrupção passiva e a corrupção ativa são crimes bilaterais? Explique através dos verbos de cada um. Não. O crime de corrupção ativa traz dois verbos: "oferecer" e "prometer". Só há correspondência, portanto, com os verbos "receber" e "aceitar" da corrupção passiva. Sobra o verbo "solicitar" da corrupção passiva.
Qual é a causa de aumento de pena da corrupção passiva? Exaurimento da corrupção.
O que é a corrupção passiva privilegiada? O agente público retarda ou deixa de praticar ato de ofício à pedido de alguém, mas não tinha interesse em obter vantagem indevida. "Jeitinho brasileiro".
1) No que consiste o crime de "prevaricação"?; 2) Quais são os dois possíveis motivadores? 1) Retardar, praticar ou deixar de praticar ato de ofício, a fim de obter vantagem indevida; 2) Interesse ou sentimento pessoal
No caso do verbo "deixar de praticar", há tentativa? Não há tentativa em caso de crimes omissivos próprios.
A prevaricação é crime formal ou material? É formal, pois não exige o resultado (interesse ou sentimento pessoal).
O que seria o crime de condescendência criminosa? Não responsabilizar subordinado ou não levar a falta ao responsável, por compaixão.
Se o funcionário público não responsabiliza o seu subordinado, tendo como motivação alguma vantagem indevida, é condescendência? Não, seria o crime de Corrupção passiva.
Qual é a qualificadora do crime "Advocacia Administrativa"? O interesse é ilegítimo.
O que seria a violência arbitrária? Uso de violência física de forma injustificada, no contexto da função pública ou a pretexto de exercê-la.
Há um tempo determinado para ocasionar o "Abandono de função"? Depende da concretude do perigo.
Quais são as duas qualificadoras do crime "Abandono de Função"? 1) Há prejuízo para a Administração Pública 2) Ocorre em zona de fronteira
Cabe tentativa no crime de "Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado"? Sim.
Quais são as duas equiparações do crime "Violação de Sigilo Funcional"? 1) Emprestar senhas a pessoas não autorizadas 2) Uso indevido do acesso irrestrito
Para todos os crimes contra a Administração Pública, aumenta-se 1/3 da pena para que pessoas? Cargo em comissão, direção ou assessoramento.
Quais são os dois tipos de crimes funcionais? Explique cada um. 1) Crimes funcionais próprios: se tirar a característica de funcionário público do sujeito ativo, não há mais crime; 2) Crimes funcionais impróprios: mesmo o sujeito ativo não sendo funcionário público, há uma tipificação para a conduta
O advogado dativo apresenta munus público? Apesar de ter o munus publico, ele ainda é considerado funcionário público para os fins penais
O vigilante, contratado por empresa prestadora de serviço público, é funcionário público? Não, porque não realiza função típica da Administração Pública.
Quais são os 3 tipos de funcionário público abrangidos pelo art. 327? 1) Quem exerce cargo, emprego ou função pública; 2) Quem trabalha para entidade paraestatal; 3) Quem trabalha para empresa prestadora de serviço típico da Administração Pública.
Quando aplica-se a majorante de 1/3 a todos os crimes? Quando o crime for cometido por funcionário no cargo em comissão, direção ou assessoramento. Aqui exclui-se a autarquia
A posse do bem no Peculato Próprio é caracterizada como.... Posse legítima
Qual é a pena do Peculato? 2 a 12 anos
Em qual tipo de Peculato, não cabe tentativa? Peculato Culposo
No caso do "Peculato mediante Erro de Outrem", o bem apropriado tem que ter alguma característica específica? Deve apresentar utilidade econômica.
Se a verba é desviada em benefício do próprio funcionário ou de terceiro, configuraria o crime de "Emprego irregular de verbas ou rendas públicas"? Não, pois este crime só se dá quando o desvio é em prol da Adm. Pública. O crime correto seria o Peculato.
O crime "Concussão" (art.316) é formal ou material? Ele é formal, pois se consuma independentemente de conseguir a vantagem indevida.
Cabe tentativa no crime "Concussão" (art. 316)? Sim.
A concussão ocorre apenas quando o funcionário já está em seu cargo público? Pode ser fora do cargo público ou antes mesmo de assumi-lo.
No crime "Prevaricação", cabe tentativa? Apenas no caso do verbo "praticar", uma vez que os verbos "deixar de praticar" e "retardar" são omissivos próprios.
Não praticar ato por mera preguiça configura o crime de "Prevaricação"? Não.
O que seria o crime de "Prevaricação Imprópria"? Quando o agente público ou o Diretor da Penitenciária não cumprem com o dever de vetar celular aos presidiários
Se um particular e um funcionário público combinam a entrada do telefone na penitenciária, por quais crimes são julgados? 1) Funcionário público: Prevaricação Imprópria; 2) Particular: Crime de favorecimento real impróprio
Todos os crimes, mesmo que praticados fora da função, ensejam Condescendência Criminosa? Não, apenas aqueles praticados no exercício do cargo.
O crime "Condescendência Criminosa" cabe tentativa? Não, até porque é um crime omissivo próprio.
1) O que é o crime de "Advocacia Administrativa"? 2) Qual é a sua qualificadora? 1) Defender interesse particular perante a Adm. Pública; 2) Quando o interesse é ilegítimo.
Cabe tentativa no crime "Abandono de função"? Não, uma vez que é um crime omissivo próprio.
O crime "Abandono de função" é formal ou material? Ele é formal no caso do caput (quando há apenas o perigo concreto), mas é material quando há prejuízo à Adm. Pública.
Crimes de mão própria aceitam coautoria? Não aceitam coautoria, mas aceitam participação.
Qual é a qualificadora do crime "Violação do sigilo funcional"? Se há dano à Adm. Pública
Quais crimes têm majorantes? 1) Todos os crimes tem majorante se realizados por funcionários em cargo de comissão, assessoramento ou direção; 2) Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informação; 3) Corrupção passiva
Quais crimes têm qualificadoras? 1) Peculato: Peculato Culposo, Peculato Mediante Erro de Outrem; 2) Excesso de exação 3) Corrupção passiva: Corrupção Passiva Privilegiada; 4) Advocacia Administrativa; 5) Abandono de função; 6)Violação de Sigilo Funcional
Show full summary Hide full summary

Similar

Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .
Direito Penal
ERICA FREIRE
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
FUNÇÕES DA CRIMINOLOGIA.
fcmc2
Direito Penal - Concurso de Pessoas
Rainã Ruela
Direito Penal - Escrevente TJ-SP
Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
Princípios Direito Penal
Carlos Moradore
Teoria do Crime
Marianna Martins
EXTRATERRITORIALIDADE DA LEI PENAL BRASILEIRA
TANIA QUEIROZ