Fisiologia - prova 1

Description

fisiologia Flashcards on Fisiologia - prova 1, created by Brínea Costa on 13/04/2025.
Brínea Costa
Flashcards by Brínea Costa, updated 7 months ago
Brínea Costa
Created by Brínea Costa 7 months ago
17
0

Resource summary

Question Answer
O que é homeostase? Conjunto de ações fisiológicas coordenadas para manutenção do meio interno estável, a fim assegurar a manutenção de todas as condições necessárias para a vida. Mantém as condições internas dentro de limites fisiológicos toleráveis.
As condições do meio interno são constantes ? Não. O equilíbrio do meio interno é dinâmico.
O que são receptores sensoriais? São células que permitem a leitura do ambiente. São quimioreceptores, mecanorreceptores e Fotorreceptores. São capazes de disparar e orientar comportamento.
Quais são os receptores sensoriais? São quimioreceptores (moléculas), mecanorreceptores (mecânico) e Fotorreceptores (luz).
Como se divide o Sistema motor? Em somático e viceral.
Como se esquematiza os circuitos neurais simples? Receptores sensociais recebem estímulo, uma celula neural faz transdução desse estímulo e trasminte a informação para, por exemplo, um músculo, que gera o comportamento.
Quais sãos os reflexos possíveis dos comportamentos esteriotipados? Simples, Bilaterais e Multisegmentares.
Quais são os estados motivacionas homeostásicos? Fome, sede, frio e calor.
Quais são os estados motivacionas não-homeostásicos? Reprodutivo e exploratório.
Como são as protoemoções? São a base para as reações de luta e fuga, percebidas como positiva/agradável ou negativa/desagradável.
O que são emoções? Experiência subjetiva acompanhada de manifestações comportamentais e fisiológicas detectáveis: sentimento, comprotamento (reações motoras) e ajustes fisiológicos (autônomos e endócrinos)
Como "aprendemos" as emoções e qual a importância delas? São conservadas filogeneticamente, com valor adaptativo e auxiliam os organismos a lidar com os “situações-chave” apresentadas pelo ambiente
Quais são as "etapas" do processo emocional? Evento de estímulo, estado emocional, comprtamento manifesto e efeito.
Qual é a diferença de potencial elétrico (ddp) entre o meio intracelular e o extracelular? O meio intracelular é negativo e o meio extracelular é positivo. Essa diferença tende a ser estável em repouso.
Quais as varioações possíveis de tipos de potencial de membrana em neurônios? Potencial de repouso, potencial gerador e potencial de ação.
O que é potencial de repouso? É o potencial de membrana quando o neurônio não é estimulado, geralmente em torno de -70mV.
Como o potencial de repouso se mantém estável? Por difusão simples em canais passivos de Na+ e K+: quando entra Na+ (positivo), sai K+(positivo), de forma equilibrada, e portransporte ativo pelabomba de Na+ K+ ATPase, que faz o inverso: quando sai Na+, entra K+.
O que é o potencial gerador? É a alteração do potencial de membrana decorrente de estimulação.
O que é transdução? É a tradução de um estumulo para um impulso nervoso.
Como o potencial de membrada é alterado, caracterizando o potencial gerador? Com a estimulação entra íons positivos, geranlmente, Na+, despolarizando.
O que é Transdução sensorial ? É uma transformação de energia em alteração de potencial de membrada. “Conversão de estímulos em potencial de membrana”
Sobre potencial gerador, o que se diz sobre amplitude e distância? No potencial gerador se perde amplitude com a distância.
Como é a variação do potencial gerador? A amplidute e a duração do potencial gerador varia de acordo com a intensidade e a duração do estímulo que o gerou.
Um potencial gerador sempre resulta em impulso nervoso? Não. Para disparar o impulso nervoso, ou portencial de ação, o potencial de membrana deve ultrapassar o limiar de disparo.
O que é potencial de ação? É um impulso elétrico disparado no neurônio e que se propaga no axônio depois que um potencial gerador atinge o limiar de disparo.
O que é limiar de disparo do potencial de ação? Um valor mínimo de voltagem que a membrada deve alcançar para que o Potencial de Ação seja disparado, geralmente em torno de -40mV.
Por que se diz que o PA obedece a lei do tudo ou nada? Porque não tem nuances. Se atinge o limiar ele dispara, se só chegar próximo ao limiar, ele não dispara. Uma vez q dispara, não volta atrás.
Defina despolarização. Quando há a alteração do potencial de membrana por estimulação, entram mais íons positivos, geralmente Na+ , deixando a membrana menos negativa, mas próxima da voltagem zero.
Defina Hiperpolatização. Quando sai íons positivos (K+ potássio) e entra íons negativos (Cl- cloro), deixando a membrana mais negativa, ou seja, mas longe da voltagem zero, voltando ao potencial de repouso.
Quais são as fases do Potencial de ação? Despolarização rápida (pós atingir limiar de disparo), repolarização e hiperpolarização.
Quais são as características dos canais de Na+ e K+ no Potencial de ação? Os dois canais são dependentes de voltagem. No caso do de Na+ se abrem e fecham mais rápido, e depois de fechados têm um perídio refratário, travam/período refratário absoluto (efeito porta de geladeira). No caso do de K+, se abrem e fecham mais lentamente.
Sobre o potencial de ação, comente distância e amplitude. O pontencial de ação não perde amplitude com a distância.
Quais fatores afetam a velocidade de condução do Potencial de Ação? Redistência axial e capacitância da. Quanto maior o diâmetro do axônio, menor a resistência e maior velocidade. Com a bainha de mielina, diminui a capacitância e também aumenta a velocidade.
Como o potencial de ação "traduz" a amplitude do potencial gerador? O pontencial gerador tem maior amplitude de acordo com a maior intensidade do estímulo. O potencial de ação não varia de amplitude, mas traduz essa intensidade com o aumento de frequência de disparo.
Qual a importância dos mecanismos de remoção? Cessar a transmição.
Onde os antidepressivos atuam? Como? Inibindo a recaptação ou degradação enzimática de um Nts, levando a um aumento de disponibilidade desse NTs na fenda sináptica.
Como um parâmetro fisiológico qualquer pode ser regulado por um mecanismo de retroalimentação negativa? Quando há um fator de mudança inicia-se um fator de resistência, resultando num feed-back negativo.
Como os circuitos neurais que integram o sistema motivacional controlam o comportamento e a homeostase? É um sistema que monitora as necessidades, um parâmetro interno, e delibera um comportamento para atender a demanda, para saciar o desejo.
Como os circuitos neurais responsáveis pelas emoções controlam o comportamento e a homeostase? A partir de um evento/estímulo externo que é lido, se desperta um estado emocional, como “medo”, gerando um comportamento
Como os circuitos neurais neocorticais associados com a racionalidade controlam o comportamento e a homeostase? Eles modulam o comportamento em função das necessidades e consequências, sendo uma resposta mais lenta e com capacidade de antecipação.
Descreva as alterações de permeabilidade e condutância dos íons Na+ e K+ durante um PA. Canais de Na+ abrem rápido, fazendo com que a entre muito Na+ e a membrana despolarize rapidamente, entrando na fase de subida, mas esses canais também fecham rapidamente. Os canais de K+ abrem lentamente, enquanto os canais de Na+ fecham ainda tem K+ saindo, então entra em fase de descida. Como os canais de K+ demoram para fechar, só quando o potencial de membrana entra em potencial de repouso.
A partir da chegada do potencial de ação no terminal pré-sináptico, descreva os mecanismos que levam a liberação dos neurotransmissores na fenda sináptica. Chegada do PA no terminal, abertura dos canais de Ca++ dependente de voltagem, entrada do Ca++, desacoplamento das vesículas do cistoesqueleto, migração e fusão da vesícula, liberação de NTs.
Cite os cinco principais destinos do neurotransmissor após a sua liberação na fenda sináptica Difusão, degradação enzimática, recaptação, ligação com receptores pré-sinápticos (autoreeceptores) e ligação com receptores pós-sinápticos.
Quais são os mecanismo de remoção de NTs nas fendas sinápicas? Explique-os. Difusão, quando o NTs sai da fenda sinápica, degradação enzimática, quando o Nts é degradado por uam enzima, e recaptação, quando um transportador captura o NTs e coloca ele de volta no pré-sinapico,
Diferencie o mecanismo de recaptação do neurotransmissor e a ligação do neurotransmissor com seu autorreceptores. O recaptação é mecanismo de remoção e a ligação é de feedback negativo.
Diferencie sinapse química excitatória e inibitória. Excitatória – PEPS aumentando a possibilidade de PA |Inibitória – PIPS diminuindo a possibilidade de PA
O NT entra no neurônio pós-sináptico? Não, ele só se conecta.
Qual sinapse é mais comum no encéfalo humano adulto? A do tipo química.
A PEPS leva à hiper ou despolaricação? O PEPS leva a despolarização do neurônio pós-sin, pois o torna mais suscetível a disparar potencial de ação.
Qual é papel do cálcio (Ca++) nas sinapses químicas? Nas sinapses químicas, a entrada de Ca++ no terminal pré-sináptico possibilita a fusão de vesículas carregadas com neurotransmissores que serão liberados na fenda sináptica.
O aumento da frequência de Potencial de Ação resulta em que? O aumento da frequencia de PA leva a uma maior entrada de íons cálcio (Ca++) no terminal pré-sináptico e uma maior liberação de neurotransmissores na fenda sináptica.
Show full summary Hide full summary

Similar

Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
Digite seu texto aqui
Rebeca Colares
Sistema nervoso
João Victor
Sistema Urinário
mariana monteiro
Fisiologia do Sistema Renal
Paula Ceccon
Sistema Urinário-
Camila Andrade
Quizz 01 - Homeostase
Luiz Mesquita
Fisiologia Vegetal
victorgalol13
Aparelho Locomotor - Sistema Muscular
mariana monteiro
FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO 1
Paula Ceccon