Atribuições Econômicas do Estado

Description

Estudo de Regulação para o CNU
Daiane A.
Mind Map by Daiane A., updated 3 months ago
Daiane A.
Created by Daiane A. 3 months ago
2
0

Resource summary

Atribuições Econômicas do Estado
  1. As atribuições econômicas do Estado referem-se às responsabilidades e funções que o governo exerce no âmbito da economia de um país. Essas funções incluem a alocação de recursos, a redistribuição de renda e a estabilização macroeconômica, visando promover o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável.
    1. FUNÇÃO ALOCATIVA: Fornecer determinados bens e serviços necessários e desejados pela sociedade, porém que não são providos adequadamente pela iniciativa privada.
      1. O setor público aloca recursos na sociedade, em variadas áreas, tais como infraestrutura, saúde, educação, etc.
      2. FUNÇÃO DISTRIBUTIVA: promoção de ajustamentos na distribuição de renda. Surge em virtude da necessidade de correções das falhas de mercado, inerentes ao sistema capitalista, contrabalanceando equidade e eficiência.
        1. O Estado busca reduzir as desigualdades sociais e econômicas através de políticas fiscais, como impostos progressivos e programas de transferência de renda.
        2. FUNÇÃO ESTABILIZADORA: Manter a estabilidade econômica, diferenciando- -se das outras funções por não ter como objetivo a destinação de recursos.
          1. O governo utiliza políticas econômicas (fiscal e monetária) para estabilizar a economia, controlar a inflação, promover o crescimento econômico e o pleno emprego.
            1. POLÍTICA MONETÁRIA é a forma que as autoridades têm de INTERFERIR na quantidade de moeda circulante em uma economia. Como MEDIDA PRINCIPAL, podemos citar a definição da TAXA SELIC
              1. Taxa SELIC: É a forma de controlar a quantidade de moeda circulando, uma taxa alta diminui essa quantidade.

                Annotations:

                • MAIOR Taxa Selic - MENOR Inflação MENOR Taxa Selic - MAIOR Inflação OBS.:Quanto mais dinheiro circulando, maior é a inflação.
                1. Políticas Monetárias Expansivas têm o objetivo de AUMENTAR a quantidade de moeda em circulação na economia, o que acaba por aumentar a renda em geral, mas como consequência, tende a AUMENTAR a INFLAÇÃO.
                  1. Políticas Monetárias Restritivas têm o objetivo de DIMINUIR a oferta de moeda em circulação, tendo como um dos principais objetivos CONTER a INFLAÇÃO.
                2. POLÍTICA CAMBIAL: refere-se ao conjunto de medidas adotadas pelo governo para gerenciar a TAXA de CÂMBIO e as relações financeiras de um país com o resto do mundo. O objetivo principal é manter a estabilidade econômica e EVITAR FLUTUAÇÕES BRUSCAS na taxa de câmbio, que podem afetar negativamente a economia
                  1. POLÍTICA CAMBIAL CONTRACIONISTA – Visa CONTER a INFLAÇÃO e estabilizar a economia através de medidas que afetam a taxa de câmbio. Geralmente, isso envolve a VALORIZAÇÃO da MOEDA NACIONAL, o que torna as importações mais baratas e as exportações mais caras, reduzindo a demanda agregada e a pressão inflacionária.
                    1. POLÍTICA CAMBIAL EXPANSIONISTA – Visa DESVALORIZAR a MOEDA NACIONAL para estimular a economia. Essa desvalorização pode ser alcançada através de medidas como a redução da taxa de juros e a compra de moeda estrangeira pelo Banco Central.
                    2. POLÍTICA FISCAL: refere-se ao uso, por parte do governo, de instrumentos como impostos e gastos públicos para influenciar a atividade econômica. Ela busca estabilizar a economia, redistribuir a renda e alocar recursos, desempenhando um papel importante na gestão macroeconômica.
                      1. POLÍTICA FISCAL EXPANSIONISTA – Estratégia econômica em que o governo aumenta seus gastos ou REDUZ IMPOSTOS para estimular a atividade econômica, especialmente em períodos de desaceleração ou recessão.
                        1. POLÍTICA FISCAL CONTRACIONISTA – Estratégia econômica em que o governo reduz seus gastos ou AUMENTA IMPOSTOS para reduzir a atividade econômica
                    3. iNSTRUMENTOS DE TRIBUTAÇÃO: Gastos Públicoso e Tributação.

                      Annotations:

                      • Imposto é apenas um tipo de tributo. Tributo é uma RECEITA DERIVADA do poder coercitivo do Estado.
                      1. PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS

                        Annotations:

                        • Tributos:  Direto - sobre renda; Indireto - sobre produto;Progressivo - sobre mais ricos;Regressivo - sobre mais pobres;Proporcional - depende da renda;Cumulativo - sobre todo o produto em cada etapa;Não Cumulativo - apenas sobre o que foi agregado naquela etapa;Lump Sum - fixos para todos;Excise tax - depende do produto.
                        • Regra Ramsey - Aplicar a tributação nos chamados indispensáveis.
                        • Curva de Laffer - Aplicar a tributação até o pronto de "arrecadação ótima', onde produzir continua compensando apesar dos impostos.
                        1. PRINCÍPIO da NEUTRALIDADE – Basicamente, diz que impactos gerados pelos impostos devem interferir o mínimo possível na alocação de recursos na economia.

                          Annotations:

                          • Significa cobrar de uma forma igual, ou seja, em relação aos outros produtos. Então aumenta-se o preço de tudo para que a sensação de aumento naquele seja mais amena.
                          1. PRINCÍPIO da CAPACIDADE CONTRIBUTIVA – Basicamente, quem pode mais, paga mais. Essa capacidade é medida em termos de “riqueza”, quem ganha ou possui mais recursos é mais capaz de contribuir com tributos.
                            1. PRINCÍPIO do BENEFÍCIO – Basicamente, se paga de acordo com o benefício que se recebe do governo. Quem recebe mais, paga mais.

                              Annotations:

                              • Pagar de acordo com o que o governo beneficia, por exemplo, pagar mais iptu por morar em local mais  estruturado (iluminação, saneamento, etc.).
                          Show full summary Hide full summary

                          Similar

                          Modelo de Participação de PRETTY
                          Bruno Feitosa
                          Comissões de Ética
                          Bruno Feitosa
                          Políticas Públicas - Ciclo de Políticas Públicas
                          Alisson Ferreira
                          Trabalho como categoria estruturante na sociedade capitalista
                          Fábio de Lima
                          Políticas Públicas - Conceito e Tipologias
                          Alisson Ferreira
                          Políticas Públicas - Institucionalização das políticas em Direitos Humanos como políticas de Estado
                          Alisson Ferreira