Question 1
Question
(Instituto Consulplan - 2025 - TJ/RO) Um caso clássico de uma teoria da opinião pública pode ser verificado no esquema eleitoral. Muitas vezes, os candidatos que estão à frente nas pesquisas recebem ainda mais votos graças à percepção popular de que eles devem ter a preferência da maioria e, provavelmente, serão eleitos. Além disso, essa mecânica também aparece nas próprias relações de bairro, quando muitas pessoas evitam discordar dos vizinhos com medo de ficarem isoladas, ou seja, as pessoas imaginam que pensam diferente da maioria, calam-se e, posteriormente, adaptam-se à opinião contrária. Assim, aquela ideia que talvez não fosse majoritária acaba prevalecendo.
A pesquisadora Noelle-Neuman relacionou essa ideia e desenvolveu a teoria:
Answer
-
Fractal.
-
Hipodérmica.
-
Instrumentalista.
-
Biografia sem fim.
-
Espiral do silêncio.
Question 2
Question
(Instituto Consulplan - 2025 - TJ/RO) A mídia desempenha um papel central na sociedade, sendo responsável por conectar pessoas, transmitir informações e moldar opiniões. Ao longo dos anos, os meios de comunicação evoluíram e passaram a influenciar praticamente todos os aspectos da vida em sociedade, desde desastres naturais, quando ela informa o público sobre medidas de segurança, ajudando a manter a ordem e a coordenação social, até a perpetuação da falsa ideia de felicidade através da posse de bens materiais, beneficiando apenas as elites econômicas.
Com base nisso, pode-se afirmar que:
Answer
-
A teoria funcionalista, derivada da escola de Frankfurt, se concentra na análise das relações de poder e desigualdades sociais, questionando as estruturas de dominação e a ideologia disseminada pela mídia; trabalha para manter o equilíbrio e a ordem social.
-
Ambas as teorias reconhecem que a mídia desempenha um papel central na sociedade, mas diferem em como veem esse papel. A teoria culturológica se concentra nas funções positivas e de integração; a teoria funcionalista se preocupa com a dominação ideológica e a alienação.
-
A teoria funcionalista vê a sociedade como um sistema organizado e estável, composto por diferentes partes que trabalham juntas para manter o equilíbrio e a ordem social. A teoria crítica faz uma análise das relações de poder e desigualdades sociais, questionando as estruturas de dominação e a ideologia disseminada pela mídia.
-
A teoria crítica oferece uma visão de estabilidade e continuidade, ajudando a entender como a mídia contribui para o funcionamento do meio social e, ainda critica a ideia de que esta deve ser controlada pela sociedade. A teoria funcionalista, por sua vez, oferece uma perspectiva mais pessimista e transformadora, focada na função da mídia e, também, em expor as desigualdades e a manipulação ideológica promovida por ela.
-
A teoria crítica vê os meios de comunicação como parte de um sistema social maior. O sistema social funciona como um organismo, em que cada parte tem uma função específica para garantir que o todo continue estável e equilibrado. A ideia central é que os meios de comunicação ajudem a integrar a sociedade e a reforçar os valores e as normas que mantêm o “organismo social”, criticando as visões limitadas das teorias anteriores.
Question 3
Question
(Instituto Consulplan - 2025 - TJ/RO) Andy Warhol, um dos nomes mais icônicos do movimento Pop Art, revolucionou o mundo da arte ao trazer elementos da cultura popular e do cotidiano para suas criações. Em 1962, ele apresentou uma de suas obras mais conhecidas: a série de pinturas das latas de sopa Campbell's. Inspirado por produtos comuns e facilmente reconhecíveis, Warhol escolheu um objeto simples e cotidiano, destacando a presença dessas imagens na vida de milhões de pessoas. Ao transformar as latas de sopa em arte, o artista eternizou um símbolo da cultura americana, combinando o mundano com o extraordinário.
Warhol, ao utilizar a imagem das latas de sopa Campbell's, faz uma crítica:
Answer
-
À necessidade e motivação do público ao consumir a mídia.
-
À padronização da cultura de massa e ao consumismo exacerbado na sociedade capitalista.
-
À mídia e seu poder de moldar a importância que o público dá a certos assuntos ou questões.
-
Às formas culturais que buscam se afastar do senso comum em uma sociedade moldada por pressões comerciais exploradas pela mídia.
-
À influência quase hipnótica e absoluta sobre o público, levando ao efeito manada, uma vez que é composto por estes são receptores passivos.
Question 4
Question
(Instituto Consulplan - 2025 - TJ/RO) O modelo de Lasswell continua relevante na comunicação atual por sua simplicidade e aplicabilidade na análise de processos comunicacionais em diferentes contextos. Em um cenário marcado pela digitalização e pelo uso de mídias sociais, o modelo ajuda a compreender como as mensagens são construídas, transmitidas e recebidas em um ambiente saturado de informações. Na era digital, a comunicação envolve múltiplos emissores, como marcas, influenciadores e veículos de mídia, utilizando canais variados, como redes sociais, streaming e plataformas de notícias. O modelo de Lasswell auxilia a estruturar estratégias ao permitir uma análise clara dos objetivos da comunicação e dos efeitos desejados no público. Por exemplo, empresas podem avaliar a eficácia de campanhas publicitárias considerando como a mensagem é percebida e os impactos gerados no comportamento do consumidor.
Tendo em vista o modelo de Lasswell, assinale, a seguir, a alternativa que descreve corretamente um de seus principais focos de análise.
Answer
-
Relação entre o contexto histórico da mensagem e os impactos econômicos gerados.
-
Relação entre o emissor, a mensagem, o meio de transmissão, o receptor e os efeitos.
-
Interdependência entre os fatores sociais do receptor e os efeitos da mensagem sobre o emissor.
-
Abordagem do feedback instantâneo entre o emissor e o receptor em processos comunicacionais.
-
Utilização de redes de comunicação descentralizadas para maximizar a eficiência do fluxo de informação.
Question 5
Question
(Instituto Verbena - 2024 - MPE/GO) Leia o texto a seguir.
A indústria cultural é a responsável pela produção cultural em série ou industrializada, ou seja, o produto cultural industrializado, o produzido em série ou ‘em massa’, mediante a utilização do uso de técnicas de reprodução, por uma classe diferente daquela que vai consumir o produto.
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa. NERY, Vanda Cunha
Albieri. Para entender as teorias da comunicação. Uberlândia: Asppectus, 2004.
A teoria da comunicação descrita no texto e seus principais teóricos são, respectivamente,
Answer
-
Escola de Chicago – Robert Ezra Park, Ernest Watson Bugess e Charles Horton Cooley.
-
Escola Britânica dos Estudos Culturais – Stuart Hall, Raymond Williams e Richard Hoggart.
-
Escola Latinoamericana – Paulo Freire, José Marques de Melo e Armand Mattelart.
-
Escola Canadense – Harold Adams Innis, Marshall McLuhan e Erick Havelock.
-
Escola de Frankfurt – Theodor Adorno, Walter Benjamin e Max Horkheimer.
Question 6
Question
(Instituto Verbena - 2024 - MPE/GO)) Leia o texto a seguir.
A comunicação é vista como um esquema linear, em que existe sempre uma fonte ou nascente da informação que produz a mensagem, um codificador ou emissor (aparelho transmissor), a partir do qual a mensagem é convertida em sinal, esse sinal viaja por meio de um canal, ao longo do qual pode ser perturbado por um ruído. Quando sai do canal, o sinal é captado por um decodificador ou receptor, que converte o sinal em mensagem, compreendida pelo destinatário.
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa; NERY, Vanda Cunha
Albieri. Para entender as teorias da comunicação. Uberlândia: Asppectus, 2004.
A teoria da comunicação descrita no trecho acima é a
Question 7
Question
(Instituto Verbena - 2024 - MPE/GO) Leia o texto a seguir.
“(...) a espiral do silêncio não se trata de uma teoria sobre manipulação. Ela é uma teoria que tenta entender a razão pela qual muitos preferem não expressar suas opiniões políticas em um contexto democrático, identificando possíveis variáveis explicativas e partindo do ponto em que o fenômeno se torna não apenas observável, bem como mensurável.”
SOARES. 2020, p. 170. Disponível em: <https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/375/266>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Na teoria da Espiral do Silêncio, a opinião pública é compreendida de que forma?
Answer
-
A opinião pública é formada principalmente através da propaganda governamental e raramente muda ao longo do tempo.
-
A opinião pública é determinada por fatores econômicos, sendo independente das interações sociais.
-
As pessoas têm maior probabilidade de expressar suas opiniões quando acreditam que elas estão alinhadas com a maioria, por medo do isolamento social.
-
As pessoas são mais influenciadas por argumentos racionais e fatos objetivos do que pela percepção da opinião da maioria.
-
A opinião pública corresponde à soma da maioria das opiniões.
Question 8
Question
(Avança SP - 2024 - Prefeitura de Paraty/RJ) A teoria hipodérmica, também conhecida como bullet theory, foi uma das primeiras abordagens a tentar explicar os efeitos da comunicação de massa. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente a principal premissa dessa teoria?
Answer
-
A comunicação de massa tem um efeito limitado sobre o público, que interpreta a mensagem de acordo com suas próprias experiências e crenças.
-
A teoria sugere que os meios de comunicação de massa têm a capacidade de influenciar o público de maneira passiva e crítica, permitindo uma reflexão aprofundada sobre as mensagens recebidas.
-
A teoria hipodérmica postula que as mensagens da mídia são "injetadas" diretamente no público, que as aceita passivamente e sem questionamento.
-
De acordo com essa teoria, a audiência é ativa e participa do processo de comunicação, escolhendo o que consumir com base em suas preferências pessoais.
-
A teoria hipodérmica considera que os efeitos da comunicação de massa são sempre negativos, independentemente do conteúdo transmitido.
Question 9
Question
(Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha - SSPM - 2024 - Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha) Wiener (apud Martino, 2015) refere-se ao fluxo continuo de informações e respostas trocadas entre os elementos de um sistema na coordenação de suas ações. Essa é a noção de:
Answer
-
cultura participatória.
-
feedback.
-
emissão.
-
recepção.
-
interface.
Question 10
Question
(VUNESP – 2017 – Câmara de Porto Ferreira/SP) O modelo comunicacional proposto por Harold Lasswell em 1948, em contraposição à teoria hipodérmica,
explica que uma forma adequada para se descrever um ato de comunicação é responder às seguintes
perguntas:
Answer
-
O quê? Onde? Para quem? Quando? Em qual canal?
-
Quem? Diz o quê? Por meio de que canal? Para quem? Com quais efeitos?
-
Quem? Diz o quê? Onde? Como? Para quem?
-
Como? Onde? Por quê? Em qual canal? Para quem?
-
O quê? Como? Onde? Por meio de que canal? Por quê?