Question 1
Question
(EAP TEN 2002/ADAPTADA) - Em que situação abaixo não será considerado crime militar, em tempo de paz, previsto no CPM:
 
Answer
- 
As ações praticadas por militar em situação de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situação ou assemelhado;
 
- 
As ações praticadas por militar durante o período de manobra ou exercício, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil;
 
- 
As ações praticadas por militar em situação de atividade ou assemelhado, em lugar sujeito à administração militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil;
 
- 
As ações praticadas por militar em situação de inatividade, contra o patrimônio sob a administração particular.
 
 
Question 2
Question
(CIFS QPPM E QPE – 2007) - O Decreto - lei nº 1.001, de 21/10/69 (Código Penal Militar), em sua Parte Geral, Título V, trata “Das Penas”, aplicadas pelo mencionado dispositivo legal.
A  esse respeito,  nas  alternativas que  se seguem,  assinale com  um  “V”  se julgar  a alternativa  VERDADEIRA,  ou  com  a  letra  “F”  se  julgar  a  alternativa  FALSA.  Em seguida, marque a única opção CORRETA.
1. (  ) A  sentença  definitiva    de    condenação  à    morte  é  comunicada,    logo   que passe  em  julgado,  ao  Presidente  da  República,  e  será  executada   por  enforcamento   ou   injeção letal.
2. (   ) A pena de reforma sujeita o condenado à situação de inatividade.
3. (  ) A pena de  impedimento  sujeita  o  condenado  a  permanecer  no  recinto  da unidade, sem prejuízo da instrução militar.
4. (  ) O  período  de  cumprimento  da pena de suspensão do exercício do   posto,     graduação, cargo  ou  função  será  normalmente  contado  como  tempo  de serviço.
 
Answer
- 
V, F, F, V;
 
- 
F, V, V, F;
 
- 
V, F, V, V;
 
- 
F, F, V, F.
 
 
Question 3
Question
(CIFS PM 2004) - Conforme a legislação em vigor é CORRETO dizer que:
 
Answer
- 
Os crimes dolosos contra a vida, praticados por Policiais Militares, contra civis, serão de competência da Justiça Comum.
 
- 
Em qualquer situação o crime praticado com arma da PMMG será considerado como crime militar.
 
- 
No Brasil, em nenhuma situação, haverá pena de morte.
 
- 
Aos militares da reserva não se aplica a Lei Penal Militar.
 
 
Question 4
Question
(CHO 2003) – Trata-se de um delito de natureza militar à luz do Código Penal Militar:
 
Answer
- 
militar da ativa que divulga conteúdo de documento particular sigiloso dirigido a um outro militar da ativa.
 
- 
militar da ativa que faz desvio de energia elétrica, subtraindo-a, clandestinamente, de um vizinho que, também, é militar, da reserva não remunerada.
 
- 
militar da ativa, de folga e em trajes civis, mas utilizando revólver da carga da Polícia Militar, em plena via pública, vem a praticar roubo contra um militar da reserva remunerada.
 
- 
militar reformado, no interior de um Batalhão, que agride fisicamente um civil que estava assistindo a um desfile militar.
 
 
Question 5
Question
(EAP 1º SGT PM 2004) – Soldado Alfa, do pelotão da pequena cidade de Belo Sorriso, durante o atendimento de uma ocorrência, matou a tiros um civil envolvido na confusão. Após o inquérito policial militar, conclui-se que o soldado agiu com dolo na morte do pacato cidadão, excluindo assim, a tese de legítima defesa argüida pela defesa. Diante disto, Alfa será julgado:
 
Answer
- 
no Tribunal do Júri da comarca de Belo Sorriso.
 
- 
no Tribunal do Júri da Comarca de Belo Horizonte.
 
- 
na Auditoria da Justiça militar Estadual em Belo Horizonte.
 
- 
no Juiz da 1º vara criminal da comarca de Belo Sorriso.
 
 
Question 6
Question
(CAS-CASP PM 2002) - À luz da legislação penal militar é CORRETO afirmar que:
 
Answer
- 
O PM, de folga, que matar alguém utilizando arma da PMMG, comete crime militar de competência da Justiça Militar Estadual.
 
- 
O PM que em razão de sua função, estando em comissão de natureza militar, causar lesão corporal em um civil comete crime militar.
 
- 
O PM, em gozo de férias, que atinge fatalmente um BM da ativa com arma de fogo, comete crime de competência da justiça comum.
 
- 
O civil que, no interior de uma UEOp da PMMG, causar lesão corporal no sentinela será julgado pela Justiça Militar Estadual.
 
 
Question 7
Question
(CAS-CASP PM 2002) - O Sargento PM “Patrola”, de folga, com uniforme de educação física, após identificar-se, envolve-se numa briga de rua, com o objetivo de separar os contendores. Em conseqüência, acaba por causar lesões corporais graves em um dos envolvidos que era civil e, também, pratica tentativa de homicídio contra o outro agressor, que era um Cabo PM da ativa, que se encontrava em gozo de férias anuais. Diante disso, o Sgt PM “Patrola” será responsabilizado:
 
Answer
- 
Por ambos os delitos na Justiça Militar Estadual.
 
- 
Por ambos os delitos na Justiça Comum.
 
- 
Pela lesão, na Justiça Comum e pela tentativa de homicídio na Justiça Militar Estadual.
 
- 
Pela lesão, na Justiça Militar Estadual e pela tentativa de homicídio na Justiça Comum.
 
 
Question 8
Question
(CAS/CASP QPE 2003) – De acordo com o Código Penal Militar, é de competência da Justiça Militar Estadual julgar: 
 
Answer
- 
o disparo de arma de fogo efetuado por um civil contra sentinela de um quartel da Polícia Militar.
 
- 
o homicídio praticado por militar da Polícia Militar, que estava de folga, contra militar do Corpo de Bombeiros Militar, que também estava de folga.
 
- 
o uso indevido de uniforme da Polícia Militar por um civil.
 
- 
o homicídio praticado por militar da reserva remunerada contra militar da ativa que se encontrava de férias, ocorrido em local não sujeito à administração militar.
 
 
Question 9
Question
(CFS QPPM – 2007)  – São considerados crimes militares, em tempo   de paz, previstos no artigo 9º do Código Penal Militar vigente, os crimes previstos no Código Penal Militar (CPM) quando praticados por:
 
Answer
- 
militar que embora não estando em serviço, usa armamento de propriedade militar.
 
- 
militar em comissão de natureza militar, ainda que fora do lugar sujeito á administração militar, contra militar reformado.
 
- 
por civil contra militar.
 
- 
militar em situação de atividade, contra o patrimônio que não está sob a administração militar.
 
 
Question 10
Question
(CHO 2005/ADAPTADA) – Marque a assertiva considerada CORRETA:
 
Answer
- 
em se tratando de crime propriamente militar, a punibilidade não é extinta pela anistia.
 
- 
o homicídio praticado por militar da reserva remunerada contra militar da ativa que se encontrava de férias, ocorrido em local não sujeito à administração militar, é de competência da Justiça Militar.
 
- 
os crimes dolosos contra a vida cometidos por militar contra civil são da competência da Justiça Comum, independentemente da competência específica da Justiça Militar Estadual.
 
- 
a ação penal no juízo militar é de natureza pública, podendo ser eventualmente de natureza privada, quando houver interesse de terceiros na condenação.
 
 
Question 11
Question
(CFS QPPM – 2007) – De acordo com o Código Penal Militar, é CORRETO afirmar:
 
Answer
- 
caracteriza crime militar o homicídio doloso praticado por militar da ativa, de folga, contra outro militar, da reserva, ocorrido no interior de uma boate.
 
- 
é crime comum o homicídio doloso praticado por militar em serviço, contra uma vítima civil.
 
- 
o fato delituoso praticado por militar da reserva contra militar da ativa, de folga, em local não sujeito à administração militar, é considerado crime militar.
 
- 
configura crime militar a lesão corporal praticada por militar da ativa, de folga, contra militar da reserva, em local não sujeito à administração militar.
 
 
Question 12
Question
(CFS PM 2008) – Assinale a única alternativa CORRETA. Considera-se como exemplo de crime militar, em tempo de paz, previsto no artigo 9º do Código Penal Militar vigente:
 
Answer
- 
O 2º Tenente PM Enervildo da Silva que, em comissão de natureza militar, representando a Polícia Militar mineira, estando dentro de uma Secretaria de Estado da Agricultura de outro Estado da Federação, pratica um crime previsto no Código Penal Militar (CPM) contra o 1º Tenente QOR PMMG Lauro da Paz, devido a um grave desentendimento por uma pasta de anotações que seria distribuído por assessores daquela Secretaria.
 
- 
O Cb PM João José que, de folga e à paisana, usa armamento de propriedade militar para a prática de um crime previsto no Código Penal Militar (CPM).
 
- 
O civil Sapo Dimais, da Secretaria de Estado da Administração, que pratica crime previsto no Código Penal Militar (CPM) contra o Cap João José da PMMG.
 
- 
O Sd PM Dhistraído Pracaramba pertencente a uma Cia do 13º BPM, em Belo Horizonte-MG, ao quebrar uma obra de arte em uma casa cultural na Lagoa da Pampulha, cujo patrimônio estava sob a responsabilidade da administração da Prefeitura de Belo Horizonte.
 
 
Question 13
Question
(CHO 2004/ADAPTADA) – São exemplos de crimes militares próprios à luz do Código Penal Militar:
 
Answer
- 
Concussão e violência contra superior.
 
- 
Patrocínio indébito e insubordinação.
 
- 
Conspiração e peculato.
 
- 
Omissão de lealdade militar e motim.
 
 
Question 14
Question
(CFS PM – 2005) – Determinado militar reformado compareceu à administração do Centro de Administração de Pessoal (CAP) para requerer direito que acreditava possuir. Tendo sido frustrado seu pleito, por não fazer jus ao que requeria, o reformado acusou um militar integrante da seção em que se encontrava dizendo-lhe que este o estaria prejudicando de maneira proposital com o intuito de causar-lhe prejuízo financeiro. O reformado, não satisfeito, utilizando palavras de baixo calão, injuriou o companheiro que o atendia, na presença de outros militares. Levando-se em consideração o fato acima narrado, o militar reformado:
 
Answer
- 
praticou um crime militar.
 
- 
praticou um crime comum.
 
- 
praticou uma contravenção penal.
 
- 
não praticou nenhum tipo de infração penal.
 
 
Question 15
Question
(CFS PM 2002) - O militar estadual está sujeito à Lei Penal Militar. Nos crimes militares cometidos, em regra, o militar é julgado pela Justiça Militar Estadual, porém, há exceções em que o militar deve ser julgado pela justiça comum. Assinale em qual dos casos isto acontece:
 
Answer
- 
crimes dolosos contra o patrimônio sob a administração militar;
 
- 
crimes culposos contra o patrimônio particular;
 
- 
crimes dolosos contra a vida de militar;
 
- 
crimes dolosos contra a vida de civil.