Reuso de água doméstica e água da chuva
Reuso de água doméstica
Toda água encanada que é utilizada nas residências, no comércio e nas indústrias, é descartada pelo esgoto. Após essa utilização, é possível classificar essas águas em negra ou cinza. A água negra é proveniente dos vasos sanitários, onde esteve em contato com matéria fecal. A água cinza é qualquer água residual, que foi usada em processos domésticos (chuveiro, lavanderia e lavatórios). O uso de água cinza já é largamente adotado em outros países. Alguns estados brasileiros atualizaram a legislação com a exigência da separação de suas águas, como é o caso do Paraná. Essa pode ser reaproveitada por meio de um sistema que separa as tubulações de cada saída e redireciona para lavagem de pisos e descargas sanitárias, por exemplo.
Reuso da água da chuva
As cisternas são reservatórios que recolhem a água da chuva e a armazenam para uso doméstico geral. É um sistema de reaproveitamento de águas pluviais de baixo custo que faz a captação da água para uso restrito no ambiente doméstico. É considerada uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e pode ser instalada em casas, apartamentos e condomínios.
No Tocantins, a ATS desenvolve o programa Água para Todos, que atua em duas frentes: os sistemas individuais de abastecimento de água, constituídos pelas cisternas de polietileno com capacidade para 16 mil litros de água e casa abrigo; e as pequenas barragens para acúmulo de água da chuva. O programa atende municípios das regiões sul e sudeste do Tocantins e tem o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem nessas regiões que enfrentam problemas de abastecimento de água durante a seca.